sábado, 11 de fevereiro de 2012

Discutir a universidade

Para que haja discussão, é preciso saber ouvir e também é preciso saber falar. Assim, discutir a universidade não significa nem ouvir discursos, nem despejar reclamações, tampouco ouvir um discurso para depois não reagir a ele e falar de outros assuntos. Discutir a universidade significa construir um diálogo.

A cooperação entre as partes se faz necessária para que o diálogo seja produtivo. E a conversa sobre a universidade não pode se limitar a uma categoria, um campus, dinheiros, equipamentos, vagas. A conversa sobre a universidade precisa passar pela política de graduação e pós-graduação (quais cursos oferecer, perfil dos cursos), pelas políticas de permanência do estudante na universidade (através de auxílios, infraestrutura ou ocupação), pela integração de suas partes (é preciso que haja possibilidade de trânsito entre cursos e campi), pela regulamentação da universidade. Nesse sentido, discutir a universidade não se limita a discutir coisas, mas posturas políticas e possibilidades de ação.  

Durante a campanha dos candidatos a reitor(a) da UNIR,  a discussão sobre a universidade - iniciada no Fórum depois de um longo tempo de hibernação - volta a ganhar corpo.

Um comentário:

Edilson Lôbo disse...

Diálogo, cooperação, Estabelecer políticas e possibilitar ações. Eis aí alguns bons elementos para uma boa discussão sobre a Universidade que queremos. O Fórum foi criado, justamente na perspectiva de ser um espaço de debate e de construção de idéias, para contribuir de forma efetiva e ser corresponsável na superação dos graves problemas da nossa Instituição. Aos que acreditam nisso, sejam bem vindos.
Edilson Lôbo