quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Atos públicos

Aconteceu hoje um ato público em defesa da luta pela terra em Rondônia no auditório Paulo Freire. O texto foi coletado no site do DCE:


Ato em Defesa da luta pela terra em Rondônia 

No dia 7 de dezembro de 2011 será realizado no auditório Paulo Freire às 9:30 hs da manhã, no campus da Universidade Federal de Rondônia um ato de denúncia sobre a situação no campo. Nos últimos meses várias ocupações de terra em todo o Estado estão ameaçadas de despejo, lideranças são perseguidas, camponeses e povos indígenas sofrendo humilhações, tortura e ameaças de morte por parte de
latifundiários e seus bandos armados.
A gerência Dilma Roussef cortou gastos da reforma agrária falida, mas segue financiando o agronegócio com bilhões. Essa política serve apenas para aprofundar o papel do país como exportador de matéria prima barata, aumentando ainda mais a concentração de terras que é responsável pelas mazelas em nosso campo. Diante das tomadas de terra, Dilma aprofunda a criminalização da luta camponesa, tratando como
caso de polícia um problema social. Na fazenda Santa Elina, palco do massacre de Corumbiara, os camponeses que há mais de um ano ocupam as terras e lutam pelo reconhecimento de sua posse, agora sofrem ameaças de despejo por parte do INCRA e Ouvidoria Agrária Nacional.
Diante da gravidade da situação convidamos aos estudantes, professores, intelectuais honestos, advogados, artistas, entidades classistas, organizações sociais e o povo trabalhador em geral a participar deste ato para denunciar os recentes ataques contra os camponeses pobres e a luta pela terra. Contamos com sua participação! 
Organização: 
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
Associação Brasileira de Advogados do Povo

Apoio: 
DCE - Diretório Central dos Estudantes da UNIR
MEPR - Movimento Estudantil Popular Revolucionário


Abaixo, segue convite para ato público no sábado promovido pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente:

CONVITE           
           O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos-CDCA/RO, completa no dia 10 de dezembro 18 anos de existência  atuando na promoção, garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

           Filiado à Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente - ANCED,  o CDCA vem ao logo de sua história lutando contra todas as formas de violação aos direitos humanos de crianças e adolescentes, através da intervenção jurídico-social, mobilizando e articulando diversos atores sociais para garantir a efetivação da Política de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

           Para marcar esta trajetória, convidamos os movimentos sociais e parceiros, que lutam por uma sociedade mais justa e solidária, para participar de um ATO POLÍTICO que será realizado neste dia 10 de dezembro - sábado,  na Praça Marechal Rondon, Centro,  às  9 horas.


           Oportunidade em que também estaremos chamando a  atenção da sociedade para as diversas formas de corrupção na administração pública e para as graves violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes que vem ocorrendo no município de Porto Velho e em todo o Estado de Rondônia.


Francisco Marto de Azevedo
Presidente do CDCA/RO 

Nenhum comentário: