A vitória na consulta à comunidade no dia 1º de março para escolha da nova reitoria da UNIR não foi minha, foi nossa. Recebemos a maioria dos votos dos professores, técnicos e estudantes com humildade porque, ao mesmo tempo em que nos legitima, aumenta a nossa responsabilidade para enfrentar e resolver os enormes desafios que temos pela frente nos próximos quatro anos.
Ainda restam procedimentos administrativos a serem cumpridos, mas esperamos com tranquilidade que a Excelentíssima Presidenta da República acate a vontade da comunidade universitária. Não nos passa despercebida a coincidência de a primeira Reitora da UNIR ser nomeada pela primeira presidenta do Brasil, situação impensável há apenas alguns anos.
Queremos agradecer a cada um dos eleitores que depositou sua confiança em nós. Encerrada a eleição, não importa mais o modo como cada um votou. Importa que todos expressaram de modo livre e soberano a sua escolha. A nossa vitória significa que nossas propostas foram acatadas pela comunidade e serão implementadas.
Não há derrotados em uma eleição universitária. Temos todos a mesma missão e o mesmo propósito: servir à sociedade rondoniense. Aos meus adversários momentâneos estendo meus agradecimentos e os convido a compartilhar da reconstrução e consolidação da UNIR.
Agradecemos à maravilhosa equipe de campanha que sacrificou seu tempo e dedicou seus talentos à construção de um novo caminho para a nossa Universidade. Cada um de vocês, tantos e tantos que não podemos nomear sob pena de cometer injustiças, foram fundamentais para a aceitação do nosso nome.
A Comissão Eleitoral merece igualmente nossos agradecimentos. O clima de tranquilidade e a ausência de qualquer incidente demonstram o acerto das decisões e o empenho na organização do pleito.
Nossos agradecimentos ultrapassam o âmbito da UNIR. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi sensível aos apelos da universidade, oferecendo seu moderno e confiável sistema de votação eletrônica. A Polícia Militar (PM-RO) propiciou a logística necessária para plena segurança no transporte e guarda das urnas.
Aos diferentes segmentos da sociedade civil organizada: sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais que manifestaram seu apoio ao nosso nome devemos um agradecimento especial. A UNIR não pode mais viver isolada em seus muros, mas deve dialogar com as diferentes vozes da sociedade.
Por fim, mas não menos importante, queremos agradecer ao Fórum Permanente em Defesa da UNIR que referendou nosso nome como seu representante na eleição. A nossa vitória é resultado da nossa luta, da nossa organização.
Porto Velho, 03/03/12
Profª. Drª. Berenice Tourinho
Reitora Eleita da UNIR
4 comentários:
Como falava o tio do Homem Aranha: "grandes poderes trazem grandes responsabilidades". A luta não foi e não será em vão. A UNIR vai crescer e responder devidamente aos anseios de seus "stakeholders". Tenho dito!
Espero que, muito além de fazer feliz os loucos por transformar a universidade pública em uma área de negócios (com seus jargões extraordinários..."stakeholders"), a nova gestão da UNIR consiga servir à comunidade (acadêmica e não acadêmica) que necessita de uma Educação Pública de Qualidade: pesquisa, ensino e extensão.
FAZ-SE NECESSÁRIO QUE SE RESDISCUTA A PROBLEMATICA DOS PROFESSORES DE 1° E 2° GRAUS DA UNIR, PARA QUE ACHAMOS UMA SOLUÇÃO JUSTA.
Postar um comentário