segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SOBRE RAPOSAS E OVELHAS

"Não critique, não participe, não fale, não grite. O momento agora é outro. Siga em frente, continue seu trabalho, volte à sua vida. Se estudante: estude, se técnico: trabalhe, se professor: dê aulas. Eu sei como a Universidade funciona, deixe-a comigo, eu tenho a solução para os seus problemas. Eu sou o caminho, a verdade e a justiça."
  
Desconfie deste discurso. Desconfie sempre. Lembre-se de que a Universidade somos nós. Lembre-se que foi esta postura de acomodação que permitiu que a única Universidade pública deste Estado chegasse ao ponto em que está.

Diga NÃO a esta postura, critique, pergunte, questione, aja com a razão. Sempre é momento para exercer o livre e necessário ato de participação política. Isto é Democracia. Ser democrático não é só votar nessa ou naquela candidata e esquecer, continuar sua vida, seguir em frente. Ser democrático é participar e respeitar as decisões propostas e discutidas por aqueles que formam a Universidade. Ser democrático é cumprir com a função para a qual foi eleito em respeito aos que votaram em seu nome. A não ser que os próprios eleitores não se sintam mais representados ou não o reconheçam como capaz de continuar.    

Se é verdade o que escreveu Thomas Hobbes (1588-1679), se é verdade que o homem é o lobo do homem, não devemos agir como ovelhas. Não aceite ser tratado como ovelha e saiba reconhecer uma raposa em pele de cordeiro. É fácil, preste atenção em suas atitudes. 

Geralmente as raposas são aqueles que se unem e agem coletivamente quando lhes convém, quando o inimigo é grande e forte demais. Mas uma vez derrubada a presa, não lhes interessam mais as decisões e ações participadas e discutidas coletivamente. Voltam para seu grupinho. Lutam para garantir a melhor parte da caça para si. São aqueles que dizem o tempo todo "Não critique, não participe, não fale, não grite: o momento agora é outro.  Siga em frente! Aja como ovelha."

Não somos feras, não devemos agir feito ovelhas nem ser comparados a elas. Somos humanos, seres políticos por natureza, tal como acreditava Aristóteles. Logo critique, participe, fale. Sempre é momento para o exercício político democrático.

Marcelo Sabino
Professor de História – UNIR.  

7 comentários:

Anônimo disse...

Resumo

Prestação de Contas. Exercício de 2001. Realização de Despesas Com Desvio de Finalidade. Responsabilidade do Gestor e da Entidade Beneficiada. Contas Irregulares. Débito. Multa. Recurso de Reconsideração. Negativa de Provimento

Resumo do conteúdo do documento.

Fragmento

Acórdão nº 10040/2011 de Tribunal de Contas da União, 29 de Novembro de 2011

Relatório do Ministro Relator

Estes autos tratam da Prestação de Contas da Fundação Universidade Federal de Rondônia - Unir, referente ao exercício de 2001.

Nesta fase processual, examina-se recurso de reconsideração interposto pelo Sr. Ene Glória da Silveira, contra o Acórdão 3311/2010-TCU-1ª Câmara.

Após proceder o exame das alegações apresentadas, a Serur elaborou a instrução fls. 10-14 do anexo 8, a seguir transcrita, que contou com anuência do titular da unidade.

Trata-se de recurso de reconsideração interposto pelo Sr. Ene Glória da Silveira, então reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), contra o Acórdão 3311/2010-1ªC (fls. 378/395, vol. 1). Nesse decisum julgou irregulares suas contas, aplicou-lhe débito solidário (atualizado em mais de R$ 351 mil em 2009) e multa (R$ 10 mil), em razão da aceitação de pagamentos de despesas estranhas à realização dos Vestibulares n. 2001/1 e 2001/2 e de despesas incompatíveis ao orçado, em contrato com a Fundação Rio Madeira (Riomar).

Histórico do processo

Ao apreciar as contas anuais, exercício de 2001, prestadas pelos responsáveis da Unir, esta Corte, em sessão Ordinária da Primeira Câmara, julgou irregulares essas contas, aplicando débito e multa aos responsáveis, sob os fundamentos do Relator, Exmo. Min. Augusto Nardes (...)

Anônimo disse...

Para reitor vote ficha limpa
Vote Bere 40

CARLOS SANTOS disse...

Por falar em lobo com pele de ovelha, quero lembrar que tenho, completados em janeiro último, vinte e quatro anos de unir. Conheço esse pessoal de outros carnavais. A candidatura geológica é uma jogada esperta da corja que foi desmascarada, para querer voltar, emperrar as investigações e continuar a farra!!! Claro que não boto a mão no fogo por muita gente que fez o movimento. Mas algo precisava ser feito. Agora precisamos de renovação. A colega BERENICE representa a virada!!! Portanto, é hora de a colocarmos lá!!!

Anônimo disse...

Vanessa Lima,

O MP está trabalhando para que os responsáveis pelos roubos à UNIR sejam presos. Dia 30 de maio já está marcada a primeira audiência criminal para uma das diretoras da RIOMAR. Parece que ela fez acordo com o MP para baixar sua pena e contar tudo. Precisamos nos movimentar para que esta quadrilha não fique impune. Já conseguimos tirá-los de lá, mas puni-los é importante, senão fica parecendo que fomos manipulados apenas para que tomassem o cargo, agora que eles já não estão lá não faz falta que sejam presos. cadeia neles.

Anônimo disse...

Ei, esta informação da Vanessa é muito importante, sugiro aos responsáveis pelo blog busquem no site da justiça se é verdadeira para que possamos nos mobilizar. E a Candidata Berenice não vai se posicionar sobre isto?

Anônimo disse...

FIQUEI SABENDO DISTO PELO FACEBOOK. ESTAMOS ESPERANDO A MATÉRIA SOBRE O ASSUNTO E A POSIÇÃO DE NOSSA CANDIDATA BERENICE.

Greve UNIR disse...

Favor não confundir o blog do Fórum com o blog da Berenice Tourinho.