quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Nota aos campi do interior

A coordenação do Fórum Permanente em Defesa da UNIR informa os estudantes, professores e técnicos dos campi do interior que tentou, durante as reuniões do Fórum, garantir a participação mais efetiva de todos, mas infelizmente a UNIR NÃO possui sequer um ponto de internet no auditório de sua Reitoria, tampouco acesso à internet sem fio. 
 
Gostaríamos de pedir que, se for possível a vinda de representantes do interior para Porto Velho, que venham referendar o fórum, hoje dia 26 de janeiro, das 18h às 20h no Auditório da UNIR centro, trazendo documento com foto. 
 
Pedimos a participação de todos. O fórum é legítimo, representa a continuidade da luta de todos aqueles que apoiaram a greve que conseguiu tirar um gestor, representa a única instância democrática em que técnicos, estudantes e professores possuem o mesmo peso em suas decisões. 
 
Assim, entendemos ser legítimo e forte o suficiente para, AGORA escolher, dentre as duas pré-candidatas que COLOCARAM seus nomes à apreciação do Fórum, uma que irá compor a gestão da Universidade que queremos. 
 
Unidos continuaremos a reconstrução de uma Universidade pública, gratuita, democrática, laica, de qualidade e socialmente referenciada. Uma Universidade que expresse o compromisso com a comunidade acadêmica e promova qualidade e responsabilidade social. 
 
E, claro, que tenha meios para garantir a comunicação rápida e fácil a todos os seus campi.
Porto Velho, 26 de janeiro de 2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

Putz... ninguém poderia tentar resolver o problema da video conferência com gtalk ou skype por meio de modem particular?! Não é isso que fazemos cotidianamente na UNIR, provemos nós mesmos as insuficiências da instituição?!Ou então, que as candidatas façam um acordo e entrem juntas... uma parceria desde o princípio... temo que a eleição de hoje não tenha legitimidade abrangente por não contemplar o interior concretamente!

Anônimo disse...

Essa nota me parece pouco consistente... de fato, desculpa mesmo... para o fato de o interior não ter sido tecnologicamente incluído... puxa, pedir para vir representante hoje no dia mesmo da consulta parece brincadeira!
Ou cara de pau...

Anônimo disse...

Estamos acompanhando as discussões do Fórum, via blog e e-mail, além de contatos telefônicos. Fizemos reunião de Docentes e Estudantes para discutir os nomes que se apresentavam: Berenice Tourinho, Elisabethe Martinez, Maria Cristina e Júlio Rocha. Enfim, já sabíamos da Reunião do dia 26 e não poderemos participar da reunião, por dificuldades para se deslocar, mas os GREVISTAS de Rolim de Moura já tem uma posição fechada sobre o nome a apoiar. Enviaremos Nota para publicar no blog a nossa posição. Não vejo ser desculpa, todos já sabiam da reunião e já deveriam ter discutido. E não adianta tentar ressuscitar essa pseudo-rivalidade capital x interior! Isso não existe!

Professores grevistas do Campus de Rolim de Moura disse...

CARTA DE APOIO

Após reunião ocorrida em 24 de janeiro de 2012 entre estudantes e docentes, seguida de enquete realizada entre os Docentes grevistas, vimos perante o Fórum em Defesa da UNIR, defender a Candidatura da Professora Berenice Tourinho como o melhor nome a ser lançado por este espaço para eleições da Reitoria da UNIR.
Tal decisão, obtida após um importante debate e após a maioria absoluta dos grevistas apoiarem a candidatura de Berenice; considera que precisamos discutir uma proposta de Gestão participativa multicampi que privilegie definir um Projeto de Universidade que queremos: com Qualidade, com transparência na Gestão da coisa pública, socialmente referenciada e que vise atender os anseios do povo rondoniense.
Propomos que o Fórum, após a definição do nome, deve possibilitar espaço de discussão em todos os campi, buscando debater os problemas e apresentar soluções concretas que visem consolidar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão da UNIR. Estamos cientes de que a UNIR precisa de um esforço coletivo, que se configura em uma Candidatura a Reitoria que possa fortalecer e consolidar os cursos existentes, ultrapassando as barreiras do jogo de interesses eleitoreiros e particulares.
Ressaltamos nossa defesa de que a Professora Berenice Tourinho reúne as condições necessárias para o diálogo aberto, franco e democrático com conjunto de toda a comunidade Universitária e ao mesmo tempo traz consigo uma trajetória de defesa da Universidade Pública, gratuita e de qualidade. Afirmamos ainda que apoiaremos as deliberações do fórum.

Rolim de Moura-RO, 26 de janeiro de 2012.

Docentes e Estudantes grevistas do Campus de Rolim de Moura

Anônimo disse...

1º Porque ninguém discutiu o voto universal para essa eleição?

Pois é fato que os acadêmicos foram os grandes responsáveis pela a derrubada do Reitor... porém o seu poder de voto e de decisão continua pífio... muito abaixo aos dos técnicos se levarmos em conta a proporção dos dois segmentos... sendo assim... mais uma vez quem terá a maior força na hora de decidir essa eleição serão os professores e nós já vimos o que ele fizeram no passado.

2º Porque o Forum não teve representatividade no interior?

Na época da greve os acadêmicos da capital e do interior se mantiveram ligados online e em tempo real pelas redes sociais colocando várias pautas em discussão... seja sobre a greve ou sobre outras situações ligadas a mesma... e porque agora nesse momento de decisão e mudança as discussões não ocorrera?...nem na mesma intensidade ou em intensidade nenhuma.

Cadê os líderes dos professores e dos academicos do interior durante a greve?
Cadê um candidato representante do interior no Forum?

colocar a culpa nos professores e nos acadêmicos da capital é facil...mas cadê os grandes interessados e responsáveis por essa situação? muitos estão de férias e não estão nem aí com a situação política da UNIR...mas quando voltarem virão com o discurso afiado...tudo como manda o figurino.

E agora quem está com a razão?


Lembro -me da frase que um professor disse no momento quando o professor Waldir fora preso que aquele dia seria considerado "o dia da infâmia"... mas hj vendo o mesmo professor dono da frase ganhando mais de 4.000 reais de gratificação...vejo que o calendário terá que ser mudado e não existirá mais "o dia da infâmia"... mas sim "o ano da infãmia".


Há muito tempo atrás em um passado distante (dois meses) existia uma cumplicidade e uma união na UNIR que há muito tempo não ocorrera... todos em prol da queda do Reitor corrupto...foi lindo... os discursos eram inflamados e as posturas eram de guerrilheiros que lutavam pela justiça no Estado e pela garantia de uma educação de qualidade...um verdadeiro exercito da democracia... mas agora sem um inimigo comum já notamos uma nova postura dos professores que antes caminhavam juntos e de mãos dadas...hoje se tornaram os grande inimigos... e o que está em voga agora não é mais a luta por uma UNIR melhor ou por um ensino de qualidade... mas o que todos agora lutam é pelo PODER que uma cadeira de Reitor pode proporcionar...preparem-se pois agora VALE TUDO... O PODER VALE O SACRIFÍCIO!!!


E pra fechar divido um ensinamento que eu aprendi na UNIR e que servirão para aqueles alunos que lutaram bravamente contra a velha corja na UNIR... mas que erroneamente acharam que fizeram uma revolução na nossa UNIVERSIDADE.

Quem ontem era o meu maior aliado hoje será o meu maior inimigo e quem ontem era o meu maior inimigo hoje será o meu maior aliado...E O PIOR... não importa quem ele seja.

Pergunta:
O que é pior que uma velha corja na UNIR?

Resposta:
Uma corja nova na UNIR.

Declaro aqui o meu respeito a aqueles (poucos) professores que mantiveram seus discursos e não venderam suas ideologias por cargos políticos.

Desculpe a covardia de não me identificar e me manter anonimo, mas a UNIR me ensinou que por mais que digam o contrário sempre haverá caça as bruxas... boa sorte aos candid... quer dizer... boa sorte pra UNIR pois ela vai precisar!!!!

Anônimo disse...

disse tudo.