terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Surpresa no Fórum

A reunião de 30 de janeiro começou com a proposta de desvincularmos a campanha da candidata pelo Fórum (Berenice) das discussões do Fórum sobre plano de governo. Para tanto, diferentes grupos de trabalho (envolvendo alunos, técnicos e professores) precisariam ser compostos, diferentes frentes precisariam ser trabalhadas, os calendários seriam separados.

Os alunos presentes na reunião sentiram necessidade de entender por que Cristina não tinha submetido seu nome ao Fórum e viam a possibilidade de chamá-la para a unidade. Por coincidência, a vice-reitora no exercício da Reitoria estava passando por perto do auditório, foi convidada a entrar e participou da reunião.

Cristina foi abertamente questionada por um aluno sobre sua decisão de se lançar como candidata - quando já é vice,- sendo que o momento é de unir para governar, não de dispersar e dar oportunidade para o grupo da gestão anterior voltar.

A vice-reitora no exercício da Reitoria lembrou que apoiou o Comando de Greve desde o início, deu exemplos de como atuou durante a greve, declarou que é ligada ao PMDB e foi cogitada como forte candidata a prefeita em Guajará-Mirim pelo partido. Disse que não teve tempo de participar das reuniões do Fórum porque o gabinete a absorvia e que não dava para discutir a universidade com o Fórum enquanto a universidade pegava fogo. Reconhece que foi se distanciando do Fórum. Justificou seu distanciamento do Fórum com o argumento de que não sabia quem compunha o Fórum, já que não entende que ele é gerido por representantes discentes, docentes e técnicos. Não submeteu seu nome ao Fórum porque não viu o Fórum defendendo a universidade. Devido às demandas da Unir, entende que não há tempo para discussões; e para agir, buscou ajuda de quem estava mais próximo dela. No seu entendimento, havia um direcionamento no Fórum para o nome da Berenice.

Beth lembrou que seu nome (da Beth) esteve na roda desde antes do fim da greve e que ela somente retirou do horizonte a possibilidade de se candidatar quando foi vencida na eleição promovida pelo Fórum na semana passada. Em outras palavras, o nome da Berenice não era consenso no Fórum.

Praticamente todos que se inscreveram para falar depois da fala de Cristina (e foram muitos) propuseram que ela retirasse sua candidatura (já que foi eleita para o cargo de vice e tem esse cargo garantido) e apoiasse a Berenice justamente para valorizar e preservar a união alcançada durante a greve.

Cristina disse que é muito solitário o lugar de reitor, mas que já tomou a sua decisão e não gostaria de mudá-la. No entanto, vai ponderar sobre o que ouviu durante esta reunião.

A outra surpresa na reunião desta noite foi a declaração do prof. Daniel, do SINDSEF, que declarou total apoio à candidatura da Berenice e que pretende envolver ativamente o SINDSEF na luta pela união da UNIR.

Como a pauta desta reunião não chegou a ser contemplada minimamente, decidimos fazer reunião no dia 31 para tratar da pauta de 30 de janeiro.

9 comentários:

José Alencar disse...

Meus parabéns mais uma vez aos alunos, que acertadamente souberam reconhecer uma necessidade da comunidade geral: o porque da candidatura da prof Cristina.
Claramente a Vice-reitora esta tendo pressão partidária. Bastou analisar seu comportamento quando relatou sua história política durante seu discurso.
A ansiedade dela mostrou também que os direcionamentos pessoais estão negando a candidatura. Prova disso que necessita rever a posição? Nesta altura, qual a duvida professora?
Como boa Professora e Política, vai saber que a melhor estratégia para suas ambas carreiras é retirar a candidatura, apoiar a profa Berenice e fazer isso ainda no fórum. Vamos lutar por uma Unir unida para resolver suas lacunas estruturais.

Anônimo disse...

Concordo com o colega. E faço coro a sua pergunta sobre que dúvida a professora Maria Cristina ainda tem. Duvida que o melhor para a Unir agora é apoiar a Candidata do Fórum a Professora Berenice? Se era porque não sabia quem compunha o forum agora sabe: estudantes, professores, técnicos.

Anônimo disse...

Mas peraí!! Se a Unir está pegando fogo, como que a Cristina vai fazer campanha?
Quem vai fazer campanha por ela? O grupo do Januário?
Ela pode ser reitora e candidata a reitora ao mesmo tempo?

Anônimo disse...

fiquem tranquilos.... enquanto todos do forum ficam criticando as candidaturas da Profa. Cristina e do julio Rocha o candidato do Januário (Ene Glória) vai se fortalecendo.... esse papo de unidade é pura conversa fiada de vocês... Podem brigar que o ENE tá votando e o Januário também...

Anônimo disse...

Alguém aqui já viu uma eleição a reitor com cinco candidatos? Nem eu. Vamos, então, qualificar esses candidatos. Será que todos os cinco se candidataram para gerir a universidade? Provavelmente não. Possivelmente já jogadas políticas nas próprias candidaturas. Um candidato, por exemplo, se inscreve para negociar cargo com outro candidato: se eu ganhar, te dou tal cargo. Se tu ganhar, quero tal cargo. Que tipo de candidato faz isso? Candidatos fracos (com alto índice de rejeição) como Ene Glória e Júlio Militão.
Continuemos o exercício tentando localizar o candidato do interior que faz o jogo da gestão anterior, comprando votos. Cristina.
Agora podemos identificar as duas forças que estão se degladiando nessa consulta. Aquela candidata que é governo e representa a gestão anterior, tem inserção no interior e não gosta de trabalhar em equipe; e a candidata eleita pelo Fórum, movimento que é fruto do Comando de Greve que derrubou o reitor corrupto.
Falta Júlio Rocha, mas esse está imerso num pesadelo desde quando Osmar Siena o desligou da Unir.

Bioblogando disse...

A professora Cristina me desapontou. Quando ela fala que o Fórum não está defendendo a UNIR, foi o fim da picada. Todos nós devemos prestar muita atenção nesses candidatos e sim apoiar a Berenice pois ela foi eleita pelo Fórum e teve coragem e tempo para tentar essa vaga.
A professora Beth tem toda razão. Qualquer um podia colocar seu nome na eleição do fórum.
Vote consciente!

Anônimo disse...

Entendi que a colega está dizendo que Júlio Rocha tem alguma coisa a ver com Osmar Siena. Pois esse senhor Osmar Siena ainda faz parte da UNIR, uma vez aposentado?

Anônimo disse...

o voto válido (e único) é que será depositado na urna no dia 01 de março.

Anônimo disse...

Gente, vamos parar de dar atenção a quem já está morto e enterrado
Precisamos continuar defendendo as propostas de nossa candidata.
Temos que defender as posições alcançadas. A UNIR é nossa.
Vamos parar de nos preocupar com estes espectros que rondam a UNIR. Meia dúzia de gatos pingados no interior não tem força para derrubar nosso projeto de universidade.