quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sobre a reunião de 25 de janeiro

Presidindo a mesa estavam os professores Tenório, Adilson, Paulo de Tarso e o aluno Lulu.

O primeiro ponto de pauta já tinha sido tangenciado na reunião de ontem, mas se alongou devido ao fato dos dois candidatos: Cristina e Júlio Rocha anunciarem que são candidatos pela UNIR e não pelo Fórum, mas querem participar das discussões do Fórum. Já que o entendimento é que uma das funções do Fórum, enquanto fruto da greve, é lançar um candidato, o compromisso do candidato com o Fórum é uma questão central. O entendimento é que quem não está disposto a submeter seu nome ao Fórum demonstra que não está disposto a trabalhar coletivamente. Durante as discussões, Lula anunciou que se retira do Fórum.

O seguinte termo de compromisso foi lido em voz alta e entregue a Cristina, Júlio Rocha e Berenice (Elizabeth estava ausente):
 
TERMO DE COMPROMISSO



Eu, ___________________________________________, SIAPE nº____________, lotado no Departamento ________________________________, pré-candidato(a) à Reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) para a Gestão 2012-2016, por meio deste termo, assumo o compromisso de trabalhar por uma Universidade pública, gratuita, democrática, laica, de qualidade e socialmente referenciada; por uma instituição que expresse o compromisso com a comunidade universitária, com a qualidade e responsabilidade social do trabalho acadêmico e com a construção de uma sociedade justa e igualitária.
Por concordar com os princípios que norteiam o Fórum e por estar de acordo com a unidade da comunidade universitária, assumo o compromisso de que caso o meu nome não seja referendado por esse coletivo, abdico de minha candidatura à Reitoria.


Porto Velho, de janeiro de 2012

_______________________________________

Apenas Berenice assinou o termo de compromisso. Beth já tinha concordado em assinar o termo de compromisso ontem.

O segundo ponto de pauta era a metodologia da votação. Foi decidido que antes da votação haverá uma breve apresentação (15 minutos cada) das duas candidatas pelo Fórum (Berenice e Beth). Não haverá debate, apenas a apresentação para os que ainda não tiveram chance de conhecer as propostas das duas candidatas.

Foi decidido que o voto será secreto, amanhã na Unir-Centro, das 18h às 20h. Votam alunos, técnicos e professores. Para votar, é necessário apresentar documento com foto para fins de controlar voto em duplicidade.  A comissão eleitoral foi composta dos professores Tenório, Marcelo e Lou e dos alunos Moronha e Fernando.

27 comentários:

Anônimo disse...

Interesse do Lula: promover o Julio Rocha.
Interesse do Julio Rocha: aproveitar o forum para autopromoção uma vez que os anseios para o cargo de reitor passado foi frustrado.
Prof. Julio Rocha se lutou pelo coletivo, na linha de frente e agora vira as costas para ele, quer combater o mal? Entra numa igreja querido. Aqui precisamos de gente que atenda o coletivo institucional e não de irmãos.

Fernanda Bay disse...

Sabe o que dá vontade de fazer nestas horas, meter o pé bem no meio do pau da barraca, caracas, a unir é só pvh? cade o discurso que a unir somos todos nós? votação na unir-Centro.....kkkkk.... p mim isso é uma piada e mais uma prova que a maioria está nem aí para o interior.... pq não pensaram em algo antes para colocar pontos de votação no interior.... para que continuar lutando ou tentando fazer tudo certo se isso para mim é só mais uma prova que a unir é a capital, pq vcs não fazem um movimento para fechar os campi do interior... e a sim, estou pronta para os apedrejamentos com relação ao meu comentário.... mas vcs sabem que eu não estou errada...

Anônimo disse...

"combater o mal?" quem pensam que são os senhores do Fórum?

Anônimo disse...

Olha ai a síntese da reunião do forum de 24 de janeiro:
"Júlio Rocha - combate ao mal e à corrupção
Elizabeth Martines - ganhar autonomia para administrar os recursos do MEC
Berenice Tourinho - fortalecer o trabalho coletivo e a tomada de decisão coletiva
(Perdoem se mirei mal. O espaço dos comentários e o e-mail servem como canal de reivindicação.)"
Prof Julio Rocha -qual o mal que o senhor quer combater?
O fato que começaram as campanhas e agora é cada um por si

Anônimo disse...

Na eleição passada é sabido que Julio Rocha só se candidatou para tirar votos do Teófilo, agora está tentando a mesma coisa. olho vivo gente.

Marcelo Sabino disse...

Fernanda, não são pedras que jogo, são fatos, e argumentos para você pensar antes de rir do nosso esforço.
Para voce ter uma idéia acabamos de fazer uma urna de papelão e super bonder. Ontem a noite contamos com os préstimos do Professor Tenório que CEDEU casa, impressora e papel alem de tempo para FAZERMOS as cédulas para a escolha de hoje. Cada um luta com o que pode. Não estamos com apoio de ninguem. Faço ideia das dificuldades do interior, mas não é desculpa. E escrevo isso vendo o exemplo dado pela bravura de professores como a Professora Marilsa de Rolim de Moura. PAGOU do seu bolso almoço para os estudantes que estavam ocupando a Reitoria. PAGOU DO SEU BOLSO ONIBUS PARA TRAZER ESTUDANTES DO INTERIOR PRA CÁ. SEM CONTAR AS NOITES MAL DORMIDAS AQUI CONOSCO DURANTE A GREVE. SEM CONTAR O FATO DE FICAR LONGE DA FAMÍLIA E TANTOS OUTROS PROFESSORES E ESTUDANTES. POR FAVOR, RESPEITO SUA OPINIÃO E RESPEITO, E PEÇO QUE FAÇA O MESMO. É FACIL CRITICAR (RIR) MAS DESCULPE A SINCERIDADE, O QUE VOCÊ FEZ DURANTE A GREVE, O QUE FEZ ATE AGORA? É FACIL PEDIR URNAS NOS CAMPI QUANDO NÃO TEMOS SEQUER UM VEÍCULO DA UNIVERSIDADE A NOS APOIAR, QUANDO SEQUER TEMOS COMPUTADORES E PONTOS DE REDE PARA NOS COMUNICARMOS COM O INTERIOR. POR FAVOR REPENSE SEUS COMENTÁRIOS E SE O FIZER OLHE EM VOLTA. PONHA A MÃO NA CONCIENCIA. OBRIGADO.

Anônimo disse...

Caramba, por que tanto rancor contra os anônimos?! Vejam o que andamos fazendo pelo mundo afora: SP: Anonymous invadem site da prefeitura - O perfil brasileiro do grupo de hackers afirmou ter invadido o "site da Anatel, da Prefeitura de São Paulo e outros" Invasão e proposto contra Pinheirinhos! Atuação política anônima... Sim, somos os anônimos! E gostamos de fazer política anônima!

Anônimo disse...

Aliás, por que mesmo os votos são anônimos? Nessa lógica, os votos anônimos não merecem respeito... chega a ser engraçado isso... rsrsrs...
Ou pura tirania da transparência e do patrulhamento político!

Anônimo disse...

Duvidosa a diferenciação conceitual entre "secreto" e "anônimo" sugerida por você neste contexto..., pois o voto é secreto para que seja preservado justamente o anominato de quem votou... não é isso?

Aliás, se o anonimato não fosse uma possibilidade de manifestação política legítima, por que o blog do fórum permitiria comentários anônimos?

Não me parece coerente, portanto, coibir ou vociferar contra manifestações anônimas... quem escreve aqui, neste espaço, como anônimo também veio até o local virtual de manifestação de seu pensamento...

Anônimo disse...

Esse pessoal do Januba não cansa de tentar deslegitimar o fórum. E no anonimato... É natural que muitos raivosos usam o discurso de interior x capital. Mas o campo de separação é outro: entre os que defendem os desmandos da gestão anterior QUE CAIU e os que querem repensar outra Universidade daqui pra frente. Talvez também tenham os que ficam no MURO, transitam no Fórum mas também negociam as escondidas com o povo que caiu, para angariar apoio. Fiquemos de olho. Pra mim, mais legítimo era votar somente quem fez GREVE. Esse povo reacionário que apoiou corruptos agora querem participar? paciência!!!!! Deveremos ouvir sim, os grevistas de Rolim de Moura, os de Vilhena, os de Ariquemes...

Anônimo disse...

Acho impressionante o desespero do Professor Marcelo Sabino em querer PROVAR que está SEMPRE CERTO.

É o dono da razão...está com o mesmo tipo de discurso dos que se diziam DONOS da UNIR há um tempo.

O Forum é um espaço de livre expressão e o fato das pessoas estarem utilizando o anonimato quer dizer que as pessoas não se sentem tão seguras para expressarem suas opiniões, sem que haja represálias ou censuras exatamente como as que o Professor Marcelo Sabino vem fazendo.

Em nome do Forum e da Democracia, por favor, tenha HUMILDADE.

Anônimo disse...

P.S. Acho que o Professor Marcelo está equivocado quando diz que a professora Marilsa pagou o ônibus do próprio bolso.
Foi feita uma "vaquinha" em uma das Assembléias do Comando de Greve no Auditório Paulo Freire, onde todos os professores presentes contribuiram com o dinheiro para trazer os estudantes.
Quem passou recolhendo foi a Joice, do DCE.
O senhor não estava na Assembléia?

Marcelo Sabino disse...

PS.: Estava sim, até contribuí.
Marilsa pagou o onibus com um cheque de R$3.000,00 (três mil reais), Joice arrecadou naquele dia cerca de dois mil. 3-2=1 (pago pela Professora). Ou houve outra "arrecadação"?
E tudo o mais não entra na conta?
Desanimador.
Obrigado pela lembrança.
Obrigado aos "anônimos".
Talvez vocês estejam, agora, com "razão".

Anônimo disse...

Prof.Marcelo
Usando dicionário idealizado na ditadura militar? Alias aqueles que lutaram pela democracia na era militar, aqueles que sofriam perseguições como alguns sofreram nesta Universidade de coronel, usavam carteirinhas estampadas no peito para se identificarem
No anonimato, lutamos pela universidade, esta mesma que o senhor luta.

Anônimo disse...

Prof. Marcelo Sabino, entenda uma coisa bastante simples: o anonimato é uma opção política legítima, quer você queira ou não. Várias associações/ações políticas optaramm historicamente pelo caminho do anonimato e o fazem ainda hoje na contemporaneidade: no Brasil e no mundo. Aliás hoje, mais que nunca, sabe-se a diferença ideológica entre a ideia de secredo e a de anonimato. Não foi à toa que Deleuze caracterizou a sociedade capitalista/burguesa como aquela em que impera o segredinho sujo... e o chamado à transparência social desembocou, sabemos, entre outras coisas, em reality shows... O que você está fazendo com essa insistência chata, atitude verdadeiramente professoral, é patrulhar o pensamento alheio. Quer escrever em letras garrafais seu nome... Ok. De fato, a escrita recebe tudo... nomes e textos interminavéis... razões, pseudo razões e, claro, desrazões...

homuseconomicus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
homuseconomicus disse...

Proponho que todos que fazem parte da comunidade acadêmica assinem um termo de comrpomisso parecido. Quem topa???

Anônimo disse...

Sabe, essa discussão inflamada ("secreto" x "anônimo", "falas nomeadas" x "falas sem identificação", "os bons/os corojasos se identificam sempre"...) lembra-me o sonho panóptico de Jeremy Bentham... Tudo isso há de contribuir para nosso amadurecimento crítico em torno do discurso democrático... em torno da UNIR. Por mim, que venham os identificados e os anônimos misturadamente!

Anônimo disse...

É impressão minha ou o Professor se recusa a compreender o alcance da questão na qual se envolveu, talvez inconscientemente? A patrulha ideologia--- a incitação vociferante contra os anônimos --- é também uma forma (aliás bastante antiga, bastante autoritária) de se esconder atrás dos bons motivos, de supostos motivos nobres daqueles que acreditam deter a verdade coletiva, para obrigar-nos a aceitar a ideia de uma verdade única. O teor agressivo das respostas do Professor são lamentáveis. Não estou brigando com o Marcelo Sabino: estou discordando de suas ideias.

Um abraço, Professor, nossa conversa se encerra assim: foi uma tentativa de diálogo.

Espero, sinceramente, que, ao sair às ruas, você não se perca nos labirintos da mais vil tirania em nome da justiça/justeza daqueles que se acreditam mestres ou guias da massa em tempos de desestruturação social.

Anônimo disse...

p a l h a ç a d a

ou, como prefere o Marcelo Sabino:

P A L H A Ç A D A

pra ficar bem claro.

Senhores da razão. Acima do bem e do mal. Perguntem quem são as pessoas mencionadas na comunidade onde atuam e saberão quem é quem. Identificarão quem de fato luta e contribui para construir uma universidade melhor. Não será com falácias e com grosserias. Ademais, preparar urna com caixa e superbonder é o de menos. Estamos acostumados a fazer muito mais para garantir a continuidade dos trabalhos e a qualidade das atividades (leia-se ensino, pesquisa e extensão).

Anônimo disse...

essa discussão inutil é uma palhaçada, só mudamos o mundo com ações.

Anônimo disse...

Sabe o que eu accho é que tem gente é que agora quem anda anonimo (menos eu) por aqui é o pessoal do Januário...eles tão com medo de se identifica ficam tacando pedra no povo da greve. Professor Marcelo, vá mas volte, escreve mais...sou anonimo mas gosto do que voce escreve.

Anônimo disse...

Concordo que exista a presença do pessoal do januário aqui nesse forum, mas reconheço tb a presença de outros professores aqui para tumultuar discussões para garantir favorecimento de seus candidatos... pois como diria um sábio professor que se manteve anônimo nas discussões desse forum: "o que me preocupa é o que vai acontecer no Pós-Januário".
Deixemos o maniqueísmo de lado e vamos discutir as propostas dos candidatos que realmente se comprometerão com o crescimento da UNIR...SEJAM ELES DO FORUM OU NÃO.

Reconheço a legitimidade do Fórum... porém reconheço tb a legitimidade dos candidatos que não fazem parte dele.


O QUE É FATO NISSO TUDO:

O TEMPO URGE!!!!

Anônimo disse...

Já era para ter esquecido do Januário né!?
Temiam tanto um candidato dele e acabou que nenhum se candidatou.
Agora chega. Essa fase já passou.

Ficar tentando adivinhar quem são os anônimos que discordam dos comentários de alguns é pura perda de tempo.

As campanhas começam e os professores tem que se preocupar em continuar dando suas aulas, pois faltam 02 meses para o fim do semestre 2011.2.
Deixem as campanhas para os candidatos.

É hora de seguir em frente!

Anônimo disse...

Seguir em frente pra onde? Dar aula aonde? Trabalhar aonde? O único predio que funciona na UNIR é o da Geografia...aquele verde bonito, onde o esquecido Januário deve estar lá do alto espiando os outros coitados pulando poças, catando salas, desviando das goteiras...Esse tempo já passou? kkkkkk
não me faça rir.......passou pra quem? Memória fraca a sua....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Olha se não existe candidata do Januário escancarada isso é bem verdade. Mas,...
Existe pressão do partido dele e quais as intenções?
Sumir com os poucos documentos sujos que ainda faltam?
estou preocupada...

Anônimo disse...

Não precisa nem ser advinho pra ver e perceber isso. Um Reitor que dizia que sair não saia, e de repente pede pra sair...será que já não estava tudo pensados, arrumado. Voces acham que os politicos que estão lá em brasilia tão é fazendo lei pro povo como deveriam? To até vendo na mesma mesa alguns políticos de um certo partido obscuro, duvidoso combinar tudo...o negócio é o seguinte, você pede pra sair, essa aqui assume e a gente faz dela reitora e some com tudo quanto for de prova contra voce e a gente, certo? certo to entregando amanha minha renúncia. Sou anonimo mas não sou idiota...agora dizer que é hora de seguir em frente, de esquecer o passado e esquecer o Januário, é ser idiota e achar que os outros também são. é tudo o que o pessoal da gestão anterior quer, esquecer todas as falcatruas que fizeram e iam continuar fazendo se A GREVE, feita principalmente pelos estudantes e meia dúzia de professores não tivesse acontecido.