quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sobre a reunião de 24 de janeiro

Presidindo a mesa estavam os alunos Alisson e Fernanda, a técnica Tânia Mara e os professores Adilson e Lula.

Grande parte da reunião deste dia foi dedicada à discussão sobre a identidade e legitimidade do Fórum. Em linhas gerais, ficou entendido que o Fórum é um espaço de discussão sobre a universidade que queremos e sobre os problemas atuais da UNIR. Independente da próxima gestão, o Fórum deve continuar existindo para monitorar os direcionamentos dados à universidade. Surgiu a proposta de institucionalizar o Fórum em defesa da Unir e transformá-lo numa Assembleia Universitária. O próprio auditório lotado de pessoas interessadas na discussão já legitima o Fórum.

Aconteceu um debate entre os pré-candidatos Berenice Tourinho, Elizabeth Martines e Júlio Rocha. A vice-reitora em exercício da Reitoria não compareceu à reunião e Júlio Rocha explicou que é candidato da Unir e não do Fórum, mas que continuará frequentando as reuniões do Fórum. Quando questionado se apoiaria outro nome se o dele não fosse eleito para candidato do Fórum e se candidataria de maneira avulsa, respondeu que vai se candidatar de maneira avulsa, independente do Fórum. Berenice e Beth, ao contrário, apoiariam outro candidato se seus respectivos nomes não fossem os eleitos a candidato pelo Fórum e não se lançariam candidatas sem o apoio do Fórum. Júlio Rocha conclamou os quatro pré-candidatos declarados (Berenice, Beth, Cristina e Júlio) para que se reúnam para medir currículos e decidir quem tem melhores condições de assumir a Reitoria.

O debate foi de alto nível e ajudou a esclarecer para a plenária qual é a visão de universidade, de reitor e de gestão de universidade que os candidatos têm. Além de fazerem uma fala em resposta aos problemas apontados pelos pró-reitores na reunião anterior, os candidatos responderam a perguntas da plenária (duas rodadas de 5 e uma de 3 perguntas). Não cabe aqui reproduzir as falas dos pré-candidatos, mas algumas palavras-chave que definem o perfil de cada um dos três pré-candidatos.

Júlio Rocha - combate ao mal e à corrupção
Elizabeth Martines - ganhar autonomia para administrar os recursos do MEC
Berenice Tourinho - fortalecer o trabalho coletivo e a tomada de decisão coletiva
(Perdoem se mirei mal. O espaço dos comentários e o e-mail servem como canal de reivindicação.)

A reunião foi encerrada por volta das 23h e não deu tempo de cumprir a pauta. Por isso haverá outra reunião hoje na Unir-Centro às 18h para discutirmos o termo de compromisso dos pré-candidatos do Fórum e estabelecermos a dinâmica da votação para candidato inscrito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Importante as informações apresentadas através deste canal. Entendo que se Júlio Rocha não se submete ao Fórum, ou seja, se não for aclamado neste espaço, sairá candidato de forma independente, este NÃO DEVE SER VOTADO na reunião de amanhã, 26/01. Da mesma forma com a Cristina, caso não siga essa linha de raciocínio. As candidaduras devem representar interesses coletivos e não vaidades.

Anônimo disse...

Vamos pensar matemáticamente, a lista tríplice dos escolhidos vai para a presidenta, como são quatro nomes, já se conta como favas contadas o nome da vice nessa lista, alguém tem dúvidas de quem será o nome ungido, sujo, muito sujo

Anônimo disse...

Geralmente há um compromisso entre os candidatos que só o vencedor da consulta se inscreve no colégio eleitoral(CONSUN) e indica mais dois nomes para compor a lista trípice. Portanto que perde na consulta não se candidata no CONSUN.

Anônimo disse...

errado... há uma normativa do MEC em relação a isto. Ela foi publicada no final de 2011 e estabelece que os que colocaram o nome á apreciação da comunidade acadêmica devem constar da lista tríplice. Pesquisem. Informem-se.. é sempre bom.

Anônimo disse...

São três nomes...geralmente os mais votados, ou ao menos deveria ser. Mas parece que na UNIR o mais votado da consulta ESCOLHE os dois outros nomes. Agora, vamos ser práticos, por favor. Este canal aqui é do forum e agora que o FORUM escolheu sua candidata, pensar na campanha dela. ELA deve ser a MAIS VOTADA na consulta. Só assim pode-se fazer dela a reitora, assim tem sido, e assim terá que ser. A Presidente referenda a vontade da comunidade acadêmica, mesmo que essa vontade, no caso da UNIR é a vontade dos professores pois que o peso é 70x15x15. Mas é o que temos, e agora é fazer a candidata do fórum ser a mais votada. Caso ela seja a mais votada e a Presidenta não referendar seu nome eu sugiro GREVE. Simples assim. Eita povo pra complicar. Eita gente que não pensa coletivamente. Primeiro quiserm desmantelar o forum, agora querem desviar a atenção do que interessa.